Plug'n Charge: estações de carga plenas de estilo com tecnologia em muito pouco espaço

Visão geral

Pontos de carregamento da Plugn Charge GmbH  

Os pontos de carregamento da Plug'n Charge GmbH têm um design não convencional e funcional

  • Em Bad Emstal, no distrito de Kassel, a Plug'n Charge produz pontos de carregamento para veículos elétricos e Pedelecs.
  • As estações de carga devem funcionar como modernas "peças de mobiliário urbano" e cumprir não só requisitos funcionais como também de design.
  • A solução assenta na concepção de toda a tecnologia de carregamento em um espaço de montagem estipulado consoante aspectos de design.
  • Os pontos de carregamento têm um valor de reconhecimento elevado graças a seu formato extraordinário e seu design universal – com componentes e know-how da Phoenix Contact.

Perfil do cliente

Dr. Christian Kahl, gerente da Plugn Charge GmbH  

Dr. Christian Kahl, gerente da Plug'n Charge GmbH em Bad Emstal, aposta em soluções de carregamento da Phoenix Contact

A Plug'n Charge desenvolve e comercializa estações de carga, desde a produção especial customizada até produtos em série. "Aqui, a integração em sistemas de faturamento desempenha um papel importante" esclarece o gerente Dr. Christian Kahl. "Além disso, damos grande valor à sustentabilidade dos nossos produtos e usamos concreto especial como material da caixa.

Aplicação

Tal como indica o nome, Plug'n Charge, os especialistas desta empresa localizada no norte do Estado de Hessen se concentraram no essencial. O objetivo era criar um design inconfundível com as funções primárias de encaixe e carregamento. O processo contou com inúmeras etapas evolutivas. "No início surgiu uma estação de carga complicada e dispendiosa, ao alcance de poucos", recorda o gerente Dr. Kahl. "Em 2011 desconstruímos tudo e redefinimos do zero os conceitos de infraestrutura de carregamento e estação de carga."

Foi dado muito valor à vertente estética e óptica da estação de carga. "A sofisticação assenta na simplicidade", afirma o Dr. Kahl. "A estação de carga deve ser reconhecível como tal ao primeiro olhar. Então nos decidimos pela forma da sinapse e por um tom que lembra a corrente elétrica. A estação deve representar a sinapse na rede elétrica inteligente." O objetivo era a implementação da filosofia Plug'n Charge, que também se manifesta no nome da empresa: encaixar o conector de carga e carregar sem barreiras.

Solução

Estação de carga da Plugn Charge GmbH  

A posição e a altura da tomada de carga ajudam na liberação de carregamento por cartão RFID ou código QR

Atualmente, o motorista do veículo elétrico encontra uma estação modular, plena de estilo, interligada em rede e fácil de operar, feita de concreto especial ultrarresistente. Desde 2016 que a Plug'n Charge comercializa uma família de produtos prontos para produção em série de estações de carga para veículos elétricos e E-Bikes, desde a caixa de parede até o sistema da área de estacionamento de veículos elétricos.

A oferta é complementada por um serviço abrangente de montagem, colocação em funcionamento, correção de erros e manutenção. "Com a nossa solução Back-End estamos oferecendo ao cliente gerenciamento de dados, monitoramento online e faturamento, inclusive roaming em um pacote completo e livre de preocupações", refere o Dr. Kahl.

A estação de carga é exibida no smartphone como acesso WLAN  

No caso das Pedelecs, a estação de carga também é indicada no smartphone como acesso WLAN

Os especialistas em Bad Emstal também lançaram algumas ideias novas no que se refere à operação. "Em muitas estações de carga no mercado, o motorista de um veículo elétrico ainda fica satisfeito com uma orientação do usuário que funcione", afirma o Dr. Kahl, "mas a cada novo processo de carregamento, ele preferiria não precisar mais de entrar em contato com ela." Apenas no caso do sistema Pedelec com vários pontos de carregamento é necessária uma orientação do usuário. Aqui se optou pela operação através do smartphone e, desse modo, a estação de carga oferece um acesso WLAN. O usuário seleciona "Plug'n Charge" como rede WLAN no smartphone e logo se abre a página de operação da estação.

Anatomia do ponto de carregamento com monitoramento de corrente de fuga, sensor de medição, Lock Release e controlador de carregamento EV Charge Control  

Anatomia do ponto de carregamento

O elemento central das estações de carga para os veículos elétricos é o EV Charge Control Basic, um controlador de carregamento de modo 3 compacto da Phoenix Contact com base na IEC 61851-1. Na versão Premium da estação de carga é usado o EV Charge Control Advanced, um controlador de carregamento conforme IEC 61851-1 de alto desempenho com Ethernet TCP/IP. Além disso, com o EEM-350-DMCB MID é adicionalmente aplicado um equipamento de medição de energia conforme MID com medição direta e interface RS-485.

O controlador de comunicação Plug'n Charge CPOC (Charge Point Operation Controller) constitui a interface lógica entre todos os equipamentos e o Back-End. O controlador é aberto para séries futuras de controladores de carregamento da Phoenix Contact conforme ISO/IEC 15118. A tecnologia completa é encapsulada em uma caixa SVi normalizada conforme a norma DIN EN 61439-2/-3.

Resumo

O feedback do mercado vem dar razão à empresa de Bad Emstal. O conceito holístico totalmente repensado de novo de uma infraestrutura de carregamento modular por um preço acessível com um bom balanço ecológico está ficando popular.

Além da robustez e das boas propriedades térmicas, a coluna de concreto oferece uma outra vantagem: o cliente Plug'n Charge pode escolher a cor – como, por exemplo, cor de arenito para aplicação em objetos históricos protegidos. Assim, de momento, os locais e regiões ao longo da Rota Alemã de Contos de Fadas, desde Hanau até Bad Karlshafen em Hessen, estão eletrificados com pontos de carregamento da Plug'n Charge.

Você quer implementar sua solução de carregamento conosco?

Submeta agora a sua consulta e beneficie de nossos serviços:

  • Combinação dos componentes adequados de hardware e software
  • Fabricação de conectores de carga com seu logotipo para uma imagem de marca visual consistente
  • Extremidade do cabo de carga sob pedido com corte por níveis, montada ou compactada
  • Criação de esquemas de cabeamento testados para uma implementação fácil e segura
  • Consideração dos padrões de carga atuais, normas e da lei da metrologia e calibração
  • Suporte na integração em serviços de faturamento e em sistemas de gerenciamento de edifícios e de energia

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Serviço

Referrer: