Heldele GmbH

Postos de abastecimento com design da Heldele

Postos de abastecimento com design da Heldele  

Tampa inteligente: o soquete para o carregamento é liberado apenas para pessoal autorizado

A Heldele GmbH é uma das empresas líderes em matéria de serviços de eletrotécnica e tecnologia de comunicação no sul da Alemanha. Com sede em Salach, a empresa conta com cerca de 500 colaboradores e oferece produtos, instalações e serviços principalmente nas áreas da eletrotécnica, TI e tecnologia de comunicação, assim como da tecnologia de automação.

Para além de empresas do ramo industrial e comercial, fazem parte de seu círculo de clientes ainda entidades oficiais e profissionais liberais. Há muito que as energias renováveis fazem parte do leque de serviços da empresa, que – com uma típica conotação suábia – se autodesigna de empresa artesanal. Além dos sistemas fotovoltaicos, para os quais a empresa criou um centro de especialização junto com parceiros de sistemas, a Heldele está ativamente empenhada na eletromobilidade.

Aplicação

Controlador EV Charge em um dispositivo CAP  

O controlador EV Charge (à esquerda na imagem) cabe bem na estreita caixa dos dispositivos CAP

Quando do desenvolvimento de um novo dispositivo de carga, os responsáveis da Heldele GmbH cedo perceberam que a empresa não procurava colocar no mercado apenas mais um dispositivo de carga. A ideia dos peritos em eletrotécnica e tecnologia de comunicação era conceber postos de abastecimento de corrente interativos e equipá-los com funções adicionais de conforto e informação para o motorista.

Para se demarcar dos dispositivos ou postos de abastecimento de corrente generalizados, a Heldele contratou um designer industrial de renome. Seu objetivo era criar um design inovador que agradasse também aos usuários finais apreciadores de estilo. O resultado foi a linha de dispositivos de carga inteligentes "CAP", na típica cor laranja da Heldele. O conceito tem em conta o caráter modular dos dispositivos de carga elétricos da Heldele. São fáceis de montar e os formatos diferentes conferem-lhes grande notoriedade.

Para poder tornar a infraestrutura de carregamento economicamente viável e disponibilizar vários pontos de carregamento, a Heldele necessitou de um sistema de gerenciamento para seus dispositivos de carga, através do qual se pudesse abranger a comunicação completa com sistemas Back-End e as funcionalidade de controle e monitoramento.

Solução

Sob a cobertura se encontram vários produtos da Phoenix Contact, que tornam o carregamento de AC seguro e confortável. Devido a suas dimensões reduzidas, a equipe de desenvolvimento da Heldele se decidiu, sob a liderança do diretor de projetos Georg Thomas, pelo controlador EV Charge da Phoenix Contact. Com as dimensões de um disjuntor FI, o aparelho controla a comunicação completa com o veículo a carregar (Handshaking) e assume todos os processos de controle relacionados com o carregamento, como o destravamento do conector, liberação e sinalização.

O controlador ILC 150 ETH montado opcionalmente e o roteador móvel por rádio com UMTS/HSPA permitem a aplicação nas mais diversas áreas. Do pacote de soluções fazem também parte a tomada de carga e o conector de carga para infraestruturas para o carregamento de AC. Com base nas bibliotecas de software da Phoenix Contact, a equipe de Heldele desenvolveu, especificamente para o cliente, o software para a comunicação do dispositivo de carga para o sistema Back-End, a autenticação do usuário, o seguimento do pedido, o histórico da carga e a faturação.

Resumo

Controlador EV Charge  

O controlador EV Charge abrange todas as funções de controle

O controlador EV Charge controla e monitora o processo de carregamento conforme IEC 61851-1 no modo 3. Uma vez que todas as funções de controle necessárias ao carregamento se encontram reunidas em um aparelho, o dispositivo de carga não necessita de outros controladores.

A configuração do controlador EV Charge é efetuada através da chave DIP na parte dianteira da caixa. Dez chaves DIP diferentes permitem a adaptação às diversas aplicações, desde a caixa de parede mais simples à instalação individual mais complexa ou aos dispositivos de carga conectados em rede. A corrente máxima permitida pode ser ajustada, através de uma chave rotativa, dentro de uma margem de 5 a 80 A. As entradas digitais adicionais permitem a utilização em inúmeras aplicações.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)