A Bechtle AG também quer sua frota movida a energia elétrica.
"Nosso objetivo é o aumento da porcentagem de veículos elétricos e híbridos nos veículos de serviço para 10% a médio prazo", esclarece Rainer Kury do departamento de comunicação da Bechtle. "O interesse por uma mudança cresce continuamente."
Na apresentação para um novo edifício-garagem para colaboradores foram solicitadas opções de carregamento para 50 veículos elétricos. Outros requisitos foram uma possibilidade de expansão simples, um faturamento em conformidade com os regulamentos de peso e dimensão e um sistema de gerenciamento de energia para a utilização de energias renováveis.
Os edifícios-garagem atuais em formato de armadura de aço não são atravessados por paredes de suporte, os apoios de aço verticais e as travas longitudinais caracterizam o formato aberto. Para uma coluna no chão seria necessária uma proteção contra impactos, que iria requerer um espaço precioso e implicar custos adicionais. Para uma caixa de parede faltaria a parede de suporte. Assim apenas restavam os estreitos apoios de aço para a montagem dos pontos de carregamento.
Os pontos de carregamento deveriam ser seguros e confiáveis e se integrar esteticamente no aspecto arquitetônico geral. Além do mais, os sistemas elétricos no setor comercial precisam ser verificados regularmente e os custos associados não devem aumentar de forma linear com o número de pontos de carregamento.
"A contratante principal para a construção do edifício-garagem é a empresa de construção de Bielefeld Goldbeck", diz Rainer Kury. "No espaço de estacionamento apenas deve estar o que é absolutamente necessário." Assim, o próprio ponto de carregamento é composto apenas pelo conector de carregamento tipo 2, um leitor RFID para identificação do usuário e os LEDs locais para indicação de estado. No quadro de comando central estão alojados dispositivos de proteção e comutação, controladores de carregamento e medidores de energia.
"Uma vez que no ponto de carregamento propriamente dito não estão instalados componentes condutores de potência ativos", refere Torsten Kocher do gerenciamento de edifícios da Bechtle AG em Neckarsulm, "a manutenção dos pontos de carregamento individuais se limita a uma simples verificação visual e funcional." Desde que não esteja sendo carregado nenhum veículo, não existem tensões superiores a 12 V no próprio ponto de carregamento. A verificação dos dispositivos de proteção e comutação críticos é feita na área técnica central.
Nos controladores de carregamento, a especialista em eletromobilidade RTB optou pela utilização do controlador de carregamento EV Charge Control Basic da Phoenix Contact – em uma combinação com o monitoramento de corrente de fuga DC EV-RCM. A combinação assegura uma alta disponibilidade e evita ações de serviço desnecessárias através de uma função de reset automática após uma corrente de fuga provocada pelo veículo. Através da interface RS-485 de série e do protocolo Modbus/RTU hierarquicamente superior podem ser liberados os processos de carregamento após uma identificação bem-sucedida.
Os controladores de carregamento EV Charge Control Basic e os medidores de energia são comandados por um PC no quadro de comando
O registro das correntes e potências de carga atuais e da energia já carregada é feito através do medidor de energia EEM-350, também fornecido pela Phoenix Contact. Uma vantagem disso é que os equipamentos têm certificação MID. Assim, os medidores de energia se mostram indicados para o faturamento dos processos de carregamento em conformidade com os regulamentos de peso e dimensão.
"A esse sistema também foi associada a tecnologia de comando do edifício-garagem que, por exemplo, permite um monitoramento do lugar de estacionamento, bem como uma orientação dinâmica do usuário no percurso pelo edifício-garagem até o próximo lugar de estacionamento livre", acrescenta Kocher. "Desta forma, o estacionamento se torna ainda mais confortável."
A partir da combinação das competências centrais das empresas envolvidas nos setores de tecnologia de comando do edifício-garagem, tecnologia de carregamento e processos de faturamento foi possível a implementação de uma solução perfeitamente adaptada ao caso de aplicação de carregamento de frota no edifício-garagem. Nesse processo são considerados todos os aspectos específicos da construção e manutenção necessários.
Também a utilização otimizada de energia renovável é implementada. "Nossa instalação arrancou sem problemas desde o primeiro momento", resume Torsten Kocher. "A solução RTB utilizada por nós com os componentes da Phoenix Contact tem um grau de maturidade quer favorece a expansão de nossa frota de veículos elétricos."
Submeta agora a sua consulta e beneficie de nossos serviços:
"$pageName" em