Bechtle: edifício-garagem para colaboradores com estações de carga para 50 veículos elétricos

Visão geral

Edifício-garagem para veículos elétricos da Bechtle  

No novo edifício-garagem da Bechtle AG podem ser carregados 50 veículos elétricos

  • A Bechtle AG, a maior empresa de sistemas de tecnologia da informação na Alemanha, incluiu em sua estratégia de sustentabilidade o tema da frota de veículos movidos a energia elétrica.
  • No novo edifício-garagem devem ser integrados 50 pontos de carregamento que serão alimentados pela instalação fotovoltaica no telhado.
  • Para as condições estruturais específicas, a RTB GmbH & Co. KG desenvolveu uma solução de carregamento com componentes e tecnologia de carregamento da Phoenix Contact.
  • A solução de carregamento de frota no edifício-garagem favorece a expansão da frota de veículos elétricos da Bechtle.

Perfil do cliente

Rainer Kury e Torsten Kocher da Bechtle AG  

Rainer Kury (à esquerda) e Torsten Kocher da Bechtle AG

A Bechtle AG também quer sua frota movida a energia elétrica.

"Nosso objetivo é o aumento da porcentagem de veículos elétricos e híbridos nos veículos de serviço para 10% a médio prazo", esclarece Rainer Kury do departamento de comunicação da Bechtle. "O interesse por uma mudança cresce continuamente."

Aplicação

Na apresentação para um novo edifício-garagem para colaboradores foram solicitadas opções de carregamento para 50 veículos elétricos. Outros requisitos foram uma possibilidade de expansão simples, um faturamento em conformidade com os regulamentos de peso e dimensão e um sistema de gerenciamento de energia para a utilização de energias renováveis.

Os edifícios-garagem atuais em formato de armadura de aço não são atravessados por paredes de suporte, os apoios de aço verticais e as travas longitudinais caracterizam o formato aberto. Para uma coluna no chão seria necessária uma proteção contra impactos, que iria requerer um espaço precioso e implicar custos adicionais. Para uma caixa de parede faltaria a parede de suporte. Assim apenas restavam os estreitos apoios de aço para a montagem dos pontos de carregamento.

Os pontos de carregamento deveriam ser seguros e confiáveis e se integrar esteticamente no aspecto arquitetônico geral. Além do mais, os sistemas elétricos no setor comercial precisam ser verificados regularmente e os custos associados não devem aumentar de forma linear com o número de pontos de carregamento.

Solução

Componentes de controle e dispositivos de proteção e comutação no quadro de comando central  

Componentes de controle e dispositivos de proteção e comutação no quadro de comando central

"A contratante principal para a construção do edifício-garagem é a empresa de construção de Bielefeld Goldbeck", diz Rainer Kury. "No espaço de estacionamento apenas deve estar o que é absolutamente necessário." Assim, o próprio ponto de carregamento é composto apenas pelo conector de carregamento tipo 2, um leitor RFID para identificação do usuário e os LEDs locais para indicação de estado. No quadro de comando central estão alojados dispositivos de proteção e comutação, controladores de carregamento e medidores de energia.

"Uma vez que no ponto de carregamento propriamente dito não estão instalados componentes condutores de potência ativos", refere Torsten Kocher do gerenciamento de edifícios da Bechtle AG em Neckarsulm, "a manutenção dos pontos de carregamento individuais se limita a uma simples verificação visual e funcional." Desde que não esteja sendo carregado nenhum veículo, não existem tensões superiores a 12 V no próprio ponto de carregamento. A verificação dos dispositivos de proteção e comutação críticos é feita na área técnica central.

Nos controladores de carregamento, a especialista em eletromobilidade RTB optou pela utilização do controlador de carregamento EV Charge Control Basic da Phoenix Contact – em uma combinação com o monitoramento de corrente de fuga DC EV-RCM. A combinação assegura uma alta disponibilidade e evita ações de serviço desnecessárias através de uma função de reset automática após uma corrente de fuga provocada pelo veículo. Através da interface RS-485 de série e do protocolo Modbus/RTU hierarquicamente superior podem ser liberados os processos de carregamento após uma identificação bem-sucedida.

EV Charge Control Basic e medidores de energia no quadro de comando  

Os controladores de carregamento EV Charge Control Basic e os medidores de energia são comandados por um PC no quadro de comando

O registro das correntes e potências de carga atuais e da energia já carregada é feito através do medidor de energia EEM-350, também fornecido pela Phoenix Contact. Uma vantagem disso é que os equipamentos têm certificação MID. Assim, os medidores de energia se mostram indicados para o faturamento dos processos de carregamento em conformidade com os regulamentos de peso e dimensão.

"A esse sistema também foi associada a tecnologia de comando do edifício-garagem que, por exemplo, permite um monitoramento do lugar de estacionamento, bem como uma orientação dinâmica do usuário no percurso pelo edifício-garagem até o próximo lugar de estacionamento livre", acrescenta Kocher. "Desta forma, o estacionamento se torna ainda mais confortável."

Resumo

Módulos solares no telhado do edifício-garagem na Bechtle  

Os módulos solares no telhado do edifício-garagem geram a energia para o carregamento dos veículos

A partir da combinação das competências centrais das empresas envolvidas nos setores de tecnologia de comando do edifício-garagem, tecnologia de carregamento e processos de faturamento foi possível a implementação de uma solução perfeitamente adaptada ao caso de aplicação de carregamento de frota no edifício-garagem. Nesse processo são considerados todos os aspectos específicos da construção e manutenção necessários.

Também a utilização otimizada de energia renovável é implementada. "Nossa instalação arrancou sem problemas desde o primeiro momento", resume Torsten Kocher. "A solução RTB utilizada por nós com os componentes da Phoenix Contact tem um grau de maturidade quer favorece a expansão de nossa frota de veículos elétricos."

Você quer implementar sua solução de carregamento conosco?

Submeta agora a sua consulta e beneficie de nossos serviços:

  • Combinação dos componentes adequados de hardware e software
  • Fabricação de conectores de carga com seu logotipo para uma imagem de marca visual consistente
  • Extremidade do cabo de carga sob pedido com corte por níveis, montada ou compactada
  • Criação de esquemas de cabeamento testados para uma implementação fácil e segura
  • Consideração dos padrões de carga atuais, normas e da lei da metrologia e calibração
  • Suporte na integração em serviços de faturamento e em sistemas de gerenciamento de edifícios e de energia

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)