Solução de carregamento para veículos elétricos oferece muitas funções em pouco espaço

Visão geral

Conector de carga para veículos AC tipo 2  

O conector de carga AC permite carregar o veículo elétrico com corrente alternada

  • A eletromobilidade continua crescendo e aqui os Países Baixos estão assumindo um papel de liderança com uma rede de infraestruturas muito bem desenvolvida.
  • Empresas holandesas como a Allego e a Van der Sijs estão desenvolvendo pontos de carregamento inteligentes que estão equipados com uma função de gerenciamento de energia especial.
  • O controlador de carregamento EV Charge Control Advanced controla e monitora o carregamento dos veículos elétricos na rede de corrente alternada trifásica e troca dados com o controlador central.
  • A Allego e a Van der Sijs optaram pela solução da Phoenix Contact devido ao seu uso flexível e ao cumprimento das normas industriais relevantes.

Perfil do cliente

A Allego, fundada em 2013 pela operadora de redes de energia Alliander, desenvolve soluções e infraestruturas de carregamento à medida para municípios, empresas e companhias de transporte. Com o objetivo de disponibilizar para todos os usuários uma opção de carregamento de manuseio simples, econômica e também disponível em qualquer momento e lugar, a Allego opera não só nos Países Baixos mas também na Bélgica e na Alemanha.

Aplicação

Pontos de carregamento com design especial para o gerenciamento de energia  

Pontos de carregamento com design especial: compactos, porém totalmente integrados do ponto de vista funcional

A empresa holandesa Van der Sijs Techniek & Automatisering BV concebeu um sistema de gerenciamento de energia com o qual é possível distribuir a corrente gerada por veículos elétricos para otimizar o equilíbrio entre a oferta e a demanda de energia e evitar problemas na rede elétrica.

No subsequente desenvolvimento do sistema de carga, o acoplamento a um back office – como a Allego oferece – assumiu uma importância decisiva. O Open Charge Point Protocol (OCPP), que é usado para a autenticação do veículo elétrico nos dispositivos de carga públicos, prevê um back office desse tipo. Isso porque o padrão que monitora e gerencia os processos de carregamento e também transmite os respectivos dados do usuário e de faturamento para o parceiro contratual, não foi concebido para a comunicação com apenas um ponto de carregamento. Na verdade, a aplicação de carregamento deve ter um sistema de gerenciamento de energia.

A Allego lançou uma pesquisa para perguntar a potenciais compradores de um veículo elétrico, entre outros, como deveria ser um dispositivo de carga. A maioria dos participantes indicou que seria importante que o ponto de carregamento fosse tão pequeno e discreto quanto possível. O feedback foi depois reunido e aplicado pela Allego no desenvolvimento do sistema Charging Plaza. Os componentes de automação necessários para o efeito são disponibilizados pela Phoenix Contact.

Solução

Ponto de carregamento compacto  

O formato do ponto de carregamento permite uma grande variedade de possibilidades de utilização

Os pontos de carregamento incluem apenas a tecnologia que é realmente necessária. Esses elementos são o conector de carregamento (Socket Outlet), o travamento e ainda os chips RFID/NFC para autorizar e iniciar o processo de carregamento. Os pequenos dispositivos de carga foram especialmente concebidos pela Allego para um espaço de carregamento limitado. Eles podem ser montados como variante de um, dois ou três pontos em um poste ou como ponto de carregamento individual em um muro.

O controlador de carregamento EV Charge Control Advanced assume uma importância fulcral no sistema descrito. Ele serve para controlar e monitorar o carregamento dos veículos elétricos na corrente alternada trifásica no Mode 3 conforme IEC 61851-1. Ao mesmo tempo, o EV Charge Control Advanced troca dados com o controlador central via Modbus TCP/IP. Este é um controlador Inline ILC 370 ETH 2TX que, por sua vez, está ligado ao sistema de back office via OCPP.

Entretanto, o ILC 370 ETH 2TX foi substituído por um controlador Axiocontrol AXC 3050, que apresenta um desempenho superior. Ao invés do máximo de 30 pontos de carregamento possíveis até o momento, com o AXC 3050 é agora possível controlar até 100 pontos de carregamento.

A Van der Sijs fechou um Acordo de Nível de Serviço (ANS) com a Allego. O roteador 3G necessário para o efeito permite o estabelecimento de uma conexão VPN segura com base em IPsec. Através da conexão, os especialistas do serviço de assistência da Allego podem iniciar sessão no controlador central e no controlador de carregamento.

Quadro de comando com todos os componentes relevantes  

Integração simples na aplicação através da interface Ethernet

Por isso, a Allego e a Van der Sijs optaram por componentes e sistemas da Phoenix Contact, já que seu uso é flexível e eles cumprem as normas industriais relevantes.

"Os equipamentos fornecidos prontos a usar conseguem comunicar tanto com os veículos elétricos de diversos fabricantes como com o sistema hierarquicamente superior", esclarece Henk Roest, técnico de automação na Van der Sijs. "Por isso, o sistema de gerenciamento de energia desenvolvido por nós consegue distribuir a energia disponível seja por um ou por um número praticamente interminável de veículos elétricos."

Resumo

Patrick Langevoort, Innovation & Product Manager na Allego, visualiza um enorme potencial de mercado para a solução de carregamento desenvolvida na parceria: "O ponto de carregamento concebido por nós permite carregar a quantidade desejada de veículos elétricos em locais em que isso até agora não era possível por questões de espaço."

De acordo com a Allego e a Van der Sijs, agora o desafio seguinte consiste em alcançar economias de escala com a solução desenvolvida. Langevoort afirma: "O mercado da eletromobilidade está na fase de arranque. Porém, ao mesmo tempo é necessário oferecer sistemas de carregamento correspondentes em condições econômicas."

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: