Controlador de energia: conceito de caixa modular com conector bus para trilho de fixação

Visão geral

Caixa eletrônica da Phoenix Contact  

Caixas eletrônicas são muito mais do que somente uma embalagem para a eletrônica

  • Estrutura modular, conexão flexível de placa de circuito impresso e design apelativo – atualmente as caixas eletrônicas têm de oferecer muito.
  • O sistema de caixas BC da Phoenix Contact é utilizado pela Scheidl GmbH com sede em Nürnberg como embalagem funcional para seu controlador de energia.
  • A empresa de Regensburg, a Optimus Meine Energie GmbH, usa este equipamento para controlar, interligar e monitorar centrais de cogeração de calor e eletricidade.
  • O conector bus para trilho de fixação desempenha um papel importante no conceito de caixa modular do controlador de energia.

Perfil do cliente

A Scheidl GmbH é uma jovem empresa de Nürnberg e se especializou em tecnologia de medição, comando e regulagem na construção de sistemas térmicos, com foco em energias renováveis e eficiência energética. O controlador de energia também está disponível como produto independente com a função de logger de dados de medição - para o monitoramento de instalações através do registro de temperatura, estado e contador.

Aplicação

Eng.º (ensino politécnico) Achim Scheidl e Eng.º Arno Friedrich  

Para suas soluções, Achim Scheidl e Arno Friedrich utilizam caixas da Phoenix Contact

"Um logger de dados de medição – um equipamento de registro para temperaturas e energias – torna transparentes as funções de sistemas de aquecimento complexos", explica o diretor Achim Scheidl. "Até agora, frequentemente os valores de medição detalhados não eram importantes: os sistemas eram simples e os custos de energia não eram relevantes." Os novos sistemas de aquecimento, principalmente para a utilização de energias renováveis, são mais complexos. Scheidl: "Apenas é possível entender verdadeiramente as instalações se os dados elétricos e térmicos forem avaliados durante um longo período."

Até o controlador de energia ter alcançado o âmbito de funções atual, foi necessário muito trabalho de desenvolvimento. "Na nossa primeira geração não demos importância à caixa e apenas nos focamos nas funções", relembra Scheidl. "Tínhamos uma miscelânea de peças em diferentes caixas ligadas entre si por cabo." Quando foi necessário efetuar um redesenho, Scheidl procurou um sistema de caixas adequado para todos os componentes do equipamento.

Solução

Caixa BC 107 da Phoenix Contact  

O módulo básico do controlador de energia é a caixa BC 107 da Phoenix Contact

"Com a caixa eletrônica BC da Phoenix Contact encontramos um sistema flexível para módulos básicos e de expansão que se adapta a nossos desejos de configuração", afirma Scheidl. As larguras de caixa de 17,8 mm a 161,6 mm permitem a estrutura fácil de diferentes módulos com o mesmo design de caixa.

A área de equipamento generosa para as placas de circuito impresso simplifica o projeto durante o processo de layout e desenvolvimento. Guias internas de placa de circuito impresso nos três sentidos espaciais garantem uma montagem funcional do sistema eletrônico, fazendo com que as placas de circuito impresso possam ser encaixadas, em vários níveis, tanto de forma paralela como também ortogonal em relação ao trilho de fixação. "O conector bus de 16 polos é a chave de nosso conceito de equipamento", explica Scheidl. "Dados e energia podem ser transmitidos confortavelmente em série ou em paralelo e o esforço de cabeamento é reduzido."

Conector bus para trilho de fixação da Phoenix Contact  

Substituição confortável de módulo graças a conector bus para trilho de fixação

O conector bus para trilho de fixação também desempenha um papel importante no longo caminho até a aplicação final, p. ex., na central de cogeração de calor e eletricidade.

"O contato autoestruturado, e sem cabeamento adicional, entre os equipamentos simplifica a configuração do nosso gerenciador de energia", explica Arno Friedrich, diretor da Optimus Meine Energie GmbH. "Também é fácil e confortável efetuar a instalação no local ou uma substituição de módulo sem desconectar a conexão inteira."

Gerenciador de energia da Phoenix Contact  

Acesso à central de cogeração de calor e eletricidade através da Internet – os dados de medição permanecem no gerenciador de energia

Enquanto cliente e parceiro de cooperação da Scheidl GmbH, a Optimus Meine Energie GmbH utiliza os controladores de energia como componente central para o seu gerenciador de energia. O gerenciador de energia é utilizado, p. ex., nas centrais de cogeração de calor e eletricidade do fornecedor de energia regional Rewag em Regensburg – os sistemas de aquecimento com produção combinada de calor e energia são controlados com o gerenciador de energia com uma orientação para a necessidade e ajustados entre si.

Todos os dados operacionais relevantes podem ser lidos por acesso remoto e o operador é imediatamente informado em caso de falhas. Com isso, são eliminadas as visitas no local para controlar a instalação, aumentando a disponibilidade.

Resumo

A Optimus não assume apenas a instalação, a empresa também oferece o monitoramento de energia como pacote completo e a prestação de serviços para o operador e o conceito de caixa modular para trilho de fixação desempenha também aqui um papel importante.

"Este conceito modular permite a configuração exata de nosso gerenciador de energia para qualquer instalação e sua modificação confortável durante a operação", explica Friedrich, esclarecendo o princípio. "Se o operador, em algum momento, desejar um agregado adicional, basta acrescentar mais um módulo da Scheidl." Aqui, o suporte é efetuado pelo Hot-Plugging – o equipamento não tem de ser desligado e também não é necessário instalar software adicional.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Outras informações

Referrer: