Desde a caixa eletrônica até o módulo de quadro de comando para AS-Interface

Visão geral

Módulo de quadro de comando AS-i KE5 da Pepperl+Fuchs  

O módulo de quadro de comando AS-i KE5 para sistemas de enchimento de bebidas

  • Na construção de instalações – p. ex. para a indústria de bebidas – são cada vez mais importantes soluções econômicas e fáceis de instalar.
  • Aqui ainda é uma raridade encontrar módulos compactos no nível de campo inferior com um elevado número de pontos de conexão.
  • A Pepperl+Fuchs desenvolveu o módulo de quadro de comando KE5 em estreita cooperação com a Phoenix Contact, fechando esta lacuna.
  • Com base em este projeto específico para o cliente, a Phoenix Contact lançou no mercado a família de caixas ME-IO.

Perfil do cliente

Câmara EMC da Pepperl+Fuchs em Mannheim  

Câmara EMC da Pepperl+Fuchs em Mannheim

Na proteção elétrica contra explosão e no sistema de sensores, a empresa Pepperl+Fuchs é considerada por clientes em todo o mundo como pioneira e inovadora.

Na sede em Mannheim da Pepperl+Fuchs se localizam, entre outros, o Desenvolvimento e o Marketing, bem como também os laboratórios.

Requisito

Dr. de Ciências Naturais Konrad Kern (à esquerda), gestor de produto, e Eng.º Frank Ebert, desenvolvedor, Pepperl+Fuchs  

Dr. de Ciências Naturais Konrad Kern (à esquerda) e Eng.º Frank Ebert

Frequentemente há um caminho longo entre o desenvolvimento de um novo equipamento e a aplicação prática no usuário final. Por isso não é óbvio que os requisitos detalhados do equipamento do usuário final sejam percebidos logo pelos desenvolvedores de componentes.

"A Phoenix Contact enquanto especialista em caixas eletrônicas e tecnologia de conexão de placa de circuito impresso permitiu converter os nossos requisitos da construção de instalações na indústria de bebidas exatamente para nossos componentes", relembra Dr. Konrad Kern, gestor de produto de automação industrial na Pepperl+Fuchs GmbH em Mannheim.

"A AS-Interface (AS-i, Actuator-Sensor-Interface) desempenha um papel importante entre os fabricantes líderes de sistemas de enchimento" declara Kern. Se tratando do padrão para a comunicação de bus de campo, desenvolvida para a conexão de atuadores e sensores, AS-i oferece atualmente não somente uma relação custo-benefício ideal, mas também muita aceitação por ser um sistema de interface descentralizado, simples e flexível.

Solução

Caixa ME-IO e módulo de quadro de comando KE5  

A caixa ME-IO serve de "embalagem" para o módulo de quadro de comando KE5

Enquanto fornecedor líder de soluções AS-i, com a série de equipamentos KE5 a Pepperl+Fuchs conseguiu desenvolver um sistema eficiente com um formato compacto. Em uma largura inferior a 19 mm, na área frontal há 28 pontos de conexão de acesso confortável. "Em comparação com outras soluções, conseguimos aumentar a densidade de integração em 50%", explica Kern as vantagens.

Tanto a AS-i como também a interface AUX tinham de ser até agora conectadas de forma complexa através de terminais tubulares de condutor duplo. "O nosso módulo KE5 aplica o conector jumpeado de modo que a AS-i e a AUX podem ser conectadas através de quatro pontos de prensagem adicionais e isso com a carga de corrente máxima de 8 A", explica o Eng.º Frank Ebert, chefe de desenvolvimento do projeto KE5.

Para o isolamento galvânico de saídas de comutação também foram desenvolvidos módulos de relé para a ligação de instalações de outros fabricantes com diferentes potenciais. Além disso, os módulos de relé permitem comutar 230 V AC com alta carga. "Os módulos possuem um novo design de placa de circuito impresso, permitindo isolar AS-i e AUX de forma segura entre si", afirma Kern. "Esta segurança funcional é importante para permitir aplicar os módulos KE5 também em aplicações de segurança para a multiplicação de saídas".

Desse modo, é possível implementar conceitos de segurança para máquinas de modo especialmente fácil e econômico, p. ex., para a desconexão segura através de AUX com multiplicação descentralizada através de saídas AUX do módulo KE5. "Todos os sinais dos sensores continuam disponíveis através das entradas no módulo", acrescenta Kern, "e mesmo com a energia auxiliar desligada, o usuário final obtém todas as informações relevantes sobre o estado da instalação".

Em uma largura de apenas 18,8 mm, a família de caixas ME-IO da Phoenix Contact permite implementar até 54 polos de conexão plugáveis na parte frontal. O sistema de caixas foi concebido conforme o princípio modular – diferentes variantes de comprimento na cobertura e nos perfis de conector permitem inúmeras combinações de conexão diferentes.

Resumo

As soluções adaptadas ao usuário são criadas através de uma cooperação antecipada e intensiva dos parceiros envolvidos. Um exemplo é parceria entre a Phoenix Contact enquanto especialista em caixas eletrônicas e tecnologia de conexão e a Pepperl+Fuchs enquanto força inovadora para AS-i.

Os requisitos provenientes da construção de instalações permitiram desenvolver um módulo de quadro de comando inovador para sistemas de enchimento de bebidas. Especialmente inovador na caixa é a tecnologia de conexão inovadora e o conector push-in por força de mola permite o cabeamento confortável e sem ferramenta. Os conectores codificáveis podem ser rapidamente soltos através de um sistema de travamento, permitindo uma troca de equipamento de fácil manutenção. A comunicação entre os módulos é efetuada através de um conector bus para trilho de fixação.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Outras informações

Referrer: