A MAN erigiu, em tempo recorde, uma unidade de montagem em Cracóvia

Visão geral

Último teste de qualidade no fim da linha  

Teste de qualidade na MAN

Em 2007 foi criada a nova unidade de montagem do grupo MAN Nutzfahrzeuge em Niepolomice, Polônia, perto de Cracóvia. Aqui são fabricados caminhões pesados com um peso superior a 16 toneladas. Pela primeira vez, a MAN de Niepolomice utiliza, em todas as áreas de produção, tecnologia de rede e de comando e sistemas de I/O da Phoenix Contact.

O fabricante de caminhões líder de mercado erigiu, em uma área de 142 hectares, e em curto espaço de tempo, a mais moderna unidade de montagem com uma área de base de aprox. 250.000 metros quadrados – 78.000 metros quadrados são cobertos. A construção começou no outono de 2005, e em meados de 2007 saíam as primeiras unidades produzidas nesta fábrica.

A unidade foi projetada de modo a produzir em um único turno e com 650 funcionários 15.000 unidades ao ano. "Este número foi ultrapassado logo em 2009", afirmou Dr. Carsten Intra, responsável pela unidade comercial de caminhões pesados. Por forma a implementar de modo rápido e sem problemas um projeto desta dimensão foi utilizado e desenvolvido um modelo de automação experimentado na unidade de Munique.

Aplicação

Antes do início da construção da unidade polonesa, uma equipe de planejamento formada por oito elementos, coordenada pelo responsável pelo planejamento de manutenção da MAN de Munique, Peter Gutjahr, e seu representante Alexander Röhrl, definiu os requisitos principais aplicáveis ao conceito de automação. Todos os dados relevantes para a produção devem ser determinados através de uma rede, a partir da central da Baviera, e transmitidos a todas as unidades de produção na Polônia.

De modo a permitir uma comunicação permanente e rápida em todos os níveis da empresa, e entre todas as unidades de produção distribuídas a nível internacional, a solução de automação teria de se basear em modelos abertos, internacionais, padronizados. Além disso, se pretendia que todas as seções da unidade e componentes se integrassem de forma simples na rede empresarial e se adaptassem, com flexibilidade, às novas condições de aplicação. Era ainda necessário um conceito de diagnóstico abrangente, com tempos de imobilização reduzidos ao mínimo. O sistema de automação da Phoenix Contact satisfaz estes requisitos, uma vez que se baseia no conceito de "IT-powered Automation".

Solução

Comunicação com a união EHB através de controlador  

O controlador ILC 350 ETH-IB regula a comunicação com a união EHB

Na unidade de montagem ampla da Polônia são registrados mais de 100.000 sinais, transmitidos comandos e monitoradas correntes, para que a unidade funcione sem falhas. Para este efeito, a MAN utiliza sistemas I/O da Phoenix Contact com os graus de proteção IP20 e IP65/67. Para montagem em quadro de comando, é utilizado o sistema Inline Modular.

Comunicação remota confiável

O Bluetooth se caracteriza, entre outros, pela transmissão de dados estável e confiável, mesmo com condições ambientais desfavoráveis. O protocolo sem fio pode ser integrado facilmente na comunicação Ethernet, permitindo o funcionamento de redes Bluetooth locais paralelas.

Tecnologia de comando altamente comunicativa

Nos sistemas elétricos de transporte suspenso, designados de EHB, são utilizados nos quatro níveis das estações de trabalho da montagem da estrutura, controladores RFC 450 ETH-IB como comando principal. Nas duas estações de pré-montagem um controlador Inline ILC 200 IB transfere os dados via sistema INTERBUS para a periferia descentralizada.

Por motivos ambientais, todos os chassis fabricados na unidade da MAN na Polônia são pintados com tinta à base de água. Para que o processo de pintura decorra em segurança, são necessários tempos de reação o mais curtos possíveis no controlador. Os RFC 450 ETH-IB regulam ainda a pressão, a elevação, o abaixamento e o transporte do chassis, assim como o doseamento da tinta, estando os sistemas secundários conectados através da tecnologia INTERBUS.

Diagnóstico abrangente

Com a ferramenta de software Diag+ integrada, podem ser diagnosticadas todas as áreas da instalação da unidade da MAN. Os operadores da instalação e os responsáveis pela manutenção ficam a conhecer não apenas o local e a origem da falha, como recebem indicações relativas à eliminação da mesma. Além do aumento da produtividade através da minimização dos tempos de imobilização, são satisfeitos os requisitos de qualidade elevados da MAN.

Resumo

A MAN aposta na solução de automação da Phoenix Contact  

A MAN aposta na solução de automação da Phoenix Contact

Tendo em conta que o sistema de automação da Phoenix Contact se baseia no conceito de "IT-powered Automation", os responsáveis pelo grupo MAN Nutzfahrzeuge aprovaram, por unanimidade, esta solução de automação.

"Além da elevada produtividade, demos grande valor a um Ramping rápido e a uma expansibilidade flexível da instalação", explicou Peter Gutjahr, responsável pelo planejamento e manutenção da MAN Nutzfahrzeuge. "Isto só é possível através da integração simples das seções da instalação e dos componentes na rede de produção, assim como a transmissão rápida e permanente de todos os níveis e unidades da empresa."

"O sistema de automação da Phoenix Contact dispõe de todas as interfaces necessárias, padronizadas a nível internacional, como as plataformas INTERBUS, Ethernet IP/TCP, Bluetooth ou OPC", acrescenta seu representante, Alexander Röhrl. "A par de um manuseamento simples e de um desempenho elevado, ao nível do hardware e do software, se registraram grandes economias ao nível da engenharia e uma rápida colocação em funcionamento da unidade."

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)