Ir para últimas notícias

Solução de controle de iluminação DALI

16.12.2014

sistema de iluminação DALI  

Sistema de gerenciamento e operação da iluminação através de comunicação com o conjunto de reatores via protocolo DALI.

Sistema de gerenciamento e operação da iluminação através de comunicação com o conjunto de reatores via protocolo DALI.

Em parceria com integrador, foi desenvolvida aplicação de painéis de controle de iluminação utilizando o protocolo DALI para a operação dos reatores em uma estrutura fabril de um cliente do segmento automotivo.
Esta aplicação tem por objetivo controlar até 256 reatores DALI por painel da aplicação realizando o acionamento, dimerização e monitoramento das lâmpadas por reator.
Foram adquiridos os equipamentos da Phoenix Contact para a confecção de 9 painéis de controle de iluminação para a automação de aproximadamente 1100 reatores distribuídos  em 3 áreas fabris.
Através da solução de automação da Phoenix Contact o integrador não necessita realizar qualquer programação no CLP, visto que o sistema é fornecido com a aplicação instalada, cabendo ao integrador realizar somente a configuração do modo de operação dos grupos de iluminação.

 

SOLUÇÃO

Cada painel de controle de iluminação é responsável com controlar até 4 redes DALI, cada uma com até 64 reatores, totalizando 256 reatores por painel de controle. A solução aplicada para este projeto conta com o controlador lógico programável da família INLINE modelo ILC 171 ETH 2TX, utilizando módulos de I/O INLINE DALI master. Cada controlador pode ter um módulo IB IL DALI/PWR-PAC que conta com a fonte de alimentação para a rede DALI, bem como fornece energia para mais três módulos IB IL DALI-PAC. O painel desenvolvido recebe uma alimentação trifásica de 380VAC/ 66A que conta com a proteção de supressor de surto da linha Trabtech tipo FLT-CP-3C-350, fonte de alimentação da família QUINT POWER  modelo QUINT-PS/ 1AC/24DC/10 e módulo de medição consumo de corrente modelo EEM-MA250 utilizando em cada fase os transformadores de corrente (TC's) PACT MCR-V2-5012- 85- 150-5A-1.
A aplicação conta com uma interface de configuração que será acessada via Browser utilizando a tecnologia HTML5 instalada no cartão de memória do PLC ILC 171 ETH 2TX fazendo deste um servidor web da configuração do sistema de iluminação.

 

Uma IHM na porta do painel fará a operação do sistema de iluminação, possibilitando atuar os diversos modos de operação dos grupos de iluminação.
A conceito utilizado neste projeto possibilita a expansão do hardware de automação, fazendo com que seja possível mudanças do sistema de iluminação com interações no aplicativo de configuração web.

 

O sistema de automação para controle de iluminação desenvolvido com os equipamentos da Phoenix Contact possibilita um controle preciso do sistema de iluminação, fazendo a operação dos reatores através do protocolo DALI com eficiência e redução do consumo de energia, pois o sistema utiliza a dimerização das lâmpadas para uma atuação personalizada em cada ambiente onde este sistema está instalado.
A interface web do sistema de iluminação possibilita um acesso fácil ao sistema, garantindo o diagnóstico rápido e uma operação simplificada.

 

 

 

 


PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)