As instalações de fabricação independentes e adaptativas otimizam a produção

Visão geral

Industrie 4.0 aumenta a economia da produção  

Industrie 4.0 aumenta a economia da produção

  • Atualmente, as máquinas e as instalações têm de ser digitais, flexíveis e inteligentes.
  • Através da ligação de pessoas, objetos e sistemas são criadas redes dinâmicas, de auto-organização e de criação de valor, que podem ser otimizadas segundo diferentes critérios.

Aplicação

A rede inteligente na produção do futuro  

A rede inteligente na produção do futuro

Muitas vezes as empresas são confrontadas com a situação de alteração da configuração de um artigo durante a fabricação. Tem ser implementada uma nova variante no plano de construção, a quantidade do artigo a fabricar aumenta ou meios de produção até agora desconhecidos criam novas possibilidades. Nesses casos um sistema adaptativo reage de imediatamente com uma adaptação correspondente do processo de fabricação.

Um exemplo prático de uma aplicação independente e adaptativa é uma instalação para a fabricação de módulos I/O. Um desafio é fabricar de forma econômica e a longo prazo, o número cada vez maior de variantes dos módulos I/O, que são encomendados em tamanhos de lote reduzidos, assim como os protótipos de módulos individuais.

Solução

Fabricar economicamente módulos I/O no tamanho de lote 1  

Fabricar economicamente módulos I/O no tamanho de lote 1

Atualmente, os módulos de I/O são fabricados em instalações de produção, cujos processos se deixam adaptar praticamente à respectiva necessidade.

Isso foi conseguido através da aplicação de combinação livre de diferentes módulos de instalação. Para esse fim são necessárias interfaces padronizadas, assim como o controlador independente de processos base. O conceito permite a produção simultânea de diferentes variantes. No sistema de fabricação podem ser acoplados todos os postos de trabalho, máquinas de montagem e células de teste, que são necessários para o processo de fabricação no respectivo nível de montagem.

Um sistema de circulação de suporte de peças, de ampliação customizada, permite a conexão flexível em rede de todos os recursos de produção concebíveis em um sistema de fabricação. Além de uma arquitetura adequada, são necessárias interfaces elétricas e eletropneumáticas uniformes, para os recursos individuais de produção possam ser usados em qualquer lugar. Estes incluem estações de trabalho manuais, bem como células de rotulagem totalmente automáticas. Além disso, todos os recursos integrados controlam seus processos base independentemente dos artigos, para os integrar de forma descentralizada no conceito de fabricação.

Resumo

Tamanhos de lote reduzidos já podem ser fabricados a um custo de produção em massa. Cenários de inicialização de novos produtos são representados de melhor forma. Além disso, o fabricante pode reagir a curto prazo volumes de vendas aumentados. Para isso, processos semelhantes são duplicados por exemplo.

Os investimentos em equipamentos podem, assim, ser adaptados atempadamente e em conformidade com números de vendas atuais. E também os desenvolvimentos tecnológicos nos processos de fabricação podem ser aplicados com facilidade e rapidez nas linhas de produção. Para isso só precisam de ser trocados módulos de processo individuais.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)