Voltar para a visão geral

Transmissão de energia segura na Energie AG na Áustria

Grupo de infraestruturas líder na Alta Áustria

A Energie AG é o grupo de infraestruturas líder na Alta Áustria. Através de filiais e participações, o grupo opera nos setores da energia (corrente elétrica, gás, aquecimento), da eliminação de resíduos e da água.

No negócio central da corrente elétrica, a empresa abastece com mais de 410.000 instalações de clientes quase um milhão de pessoas. Na área de negócios da energia, com 1800 colaboradores, a Energie AG tem um volume de negócios anual de aprox. 835 milhões.

Aplicação

Um projeto da Energie AG é a subestação de Sattledt. A subestação abastece a região de Sattledt/Wels com energia elétrica. Para a Energie AG, a segurança e a confiabilidade do abastecimento são o ponto central de suas atividades.

A vida útil da instalação é de 40 a 50 anos. Com a mesma alta qualidade foram concebidos os componentes técnicos de UV Sattledt responsáveis por uma transmissão de energia segura. Na área da tecnologia de proteção, de comando e de controle, a Energie AG aposta na série ST do sistema de réguas de terminais CLIPLINE complete da Phoenix Contact.

Solução

Uma revolução na área da força de mola é a série ST, que oferece grande economia de espaço devido a um formato menor. Através da utilização de componentes com economia de espaço, é possível conceber toda a instalação com menor dimensão.

A característica da tecnologia de mola de tração é a conexão frontal que permite introduzir o condutor no ponto de prensagem por cima. Dessa forma, os canais de cabos podem ser colocados diretamente junto das réguas de terminais, o que significa uma economia de espaço adicional no quadro de comando.

O que distingue esta série de terminais de mola de tração é o sistema de mola de tração mini-spring que reduz consideravelmente o tamanho. Contudo, foram realçados neste produto novo características de qualidade já existentes, tais como:

  • Etiquetagem de grande superfície
  • Máxima área de conexão
  • Sistema de pontes conectoras flexível

A família de produtos ST está disponível nas bitolas de conexão nominal de 1,5 a 35 mm². Uma vez que a tecnologia de mola de tração permite somente um condutor por ponto de prensagem, podem ser fornecidos também variantes de terminais de vários condutores. Além dos terminais de passagem padrão, os terminais de três níveis, quatro níveis e nível duplo completam o espectro de produtos. Com a ajuda dos terminais de vários condutores é possível obter uma alta densidade de cabeamento.

É possível realizar facilmente mais derivações ou multiplicações de potencial com o sistema de pontes.

Vantagens

Senhor Gerald Loy, Diretor da área da construção de instalações na Energie AG: "Nossos campos de aplicação são principalmente a distribuição e o controle de energia. Optamos pelos terminais de mola de tração da Phoenix Contact porque foram considerados parâmetros como as opções de jumpeamento e etiquetagem, materiais ou bitolas de conexão. A caixa de ponte dupla universal é exatamente o produto certo para as nossas aplicações. Com isso, é possível realizar com somente um tipo de ponte um jumpeamento em cadeia, o que facilita muito a manutenção de estoques.

O terminal ST, que utilizamos agora, é vantajoso também no tocante à bitola de conexão e à etiquetagem frontal. A bitola de conexão pode ser realizada com ou sem terminal tubular com bitola nominal e a etiquetagem grande ao centro evita erros de montagem. Contudo, se ocorrer um erro, temos de assegurar que são utilizados somente terminais de alta qualidade. Por isso, a única opção possível era material V0 autoextinguível conforme UL 94.

Em instalações existentes e em atividades de remodelação de maior dimensão são agora utilizados exclusivamente terminais da Phoenix Contact. Com base em uma vida útil de 40 a 50 anos, obtivemos com esta decisão uma solução para as próximas décadas.“

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)