Laboratório de impulso e alta corrente

Laboratório de impulso e alta corrente

Eficaz, competente e certificado

O equipamento certo para testes conforme as normas.

Em uma área de 1300 m², a Phoenix Contact opera um laboratório moderno, eficiente e certificado, orientado para o teste de dispositivos de proteção contra surtos de tensão. Aqui é possível reproduzir, entre outros, fenômenos de interferência idênticos aos que ocorrem durante descargas atmosféricas, operações de comutação ou descargas eletrostáticas.

Inauguração em maio de 2014

Em 21 de maio de 2014, a Phoenix Contact abriu o novo centro de investigação e tecnologia para a área de proteção contra sobretensão. Esta nossa alta competência no local permite ampliar adicionalmente a nossa liderança tecnológica nesta área.

O novo edifício junta laboratórios de alta tensão e alta corrente com espaços de escritório para o Desenvolvimento, Construção e Marketing sob o mesmo teto. A área de laboratório com uma extensão de cerca de 1.300 m2 foi especialmente concebida para responder aos requisitos tecnológicos e de segurança da tecnologia de verificação, e cumpre praticamente todos os requisitos internacionais normalizados dos órgãos de certificação estabelecidos.

Tendo em conta todas as possibilidades de teste, o centro de tecnologias em Blomberg pode ser considerado o laboratório mais eficiente ao nível mundial para dispositivos de proteção contra surtos de tensão.

Iniciar vídeo

O equipamento certo para testes de alto desempenho

Geradores de picos de corrente no laboratório  

Geradores de picos de corrente no laboratório

Os sistemas de teste do laboratório estão preparados para gerar picos de corrente e tensão com diferentes formas de impulso. Permite inclusive gerar correntes de curto-circuito de frequência de rede e correntes DC em uma tensão de ajuste preciso.

Uma particularidade do laboratório reside na possibilidade de se acoplar o sistema de fornecimento de energia de alto desempenho a geradores de picos de corrente. É assim que se consegue um ambiente próximo da realidade para o teste de dispositivos de proteção contra sobretensão.

O campo de teste de alta corrente

Campo de teste de alta corrente  

Campo de teste de alta corrente no laboratório

Aqui é possível realizar testes com impulsos de pico de corrente até 100 kA (8/20) μs em combinação com uma potente fonte de corrente alternada em dispositivos de proteção contra surtos de tensão.

O teste simula o comportamento operacional dos equipamentos de proteção e respectiva interação com o sistema de fornecimento de energia em caso de sobretensão.

Além deste teste especial para dispositivos de proteção contra surtos de tensão, o campo de teste pode ser utilizado universalmente com corrente monofásica a trifásica.

Como testar

A instalação de teste de picos de corrente gera correntes de descargas atmosféricas em formato de curva (10/350) μs até 100 kA e picos de corrente em formato de curva (8/20) μs até 200 kA. Isto permite testar dispositivos de proteção contra surtos de tensão das mais altas classes de potência conforme as normas.

Para gerar os impulsos, encontra-se disponível uma energia de 141 kJ, obtida através de um banco de condensadores com 44 μF e uma tensão de carga máxima de 80 kV. Um sistema de detecção de dados de medição de estrutura modular com uma elevada taxa de amostragem fornece os dados de medição precisos.

O sistema de teste DC de funcionamento autônomo é composto por uma fonte DC de alto desempenho, assim como por um gerador especial de picos de corrente. Este gerador foi concebido de acordo com os requisitos em matéria de tecnologia de verificação de corrente contínua.

O sistema oferece a possibilidade de aplicar picos de corrente (8/20) μs no sistema DC, de
modo a qualificar dispositivos de proteção contra surtos de tensão para aplicações DC. A instalação permite, por exemplo, efetuar testes conforme a EN 50539-11 "Requisitos e testes para dispositivos de proteção contra surtos de tensão para utilização em instalações fotovoltaicas". A fonte DC também é utilizada para testes com correntes de curto-circuito até 2.700 A. A tensão pode ser ajustada em passos de 1 Volt até 1.800 V DC.

Os testes automatizados são um importante fator de sucesso para uma operação de teste econômica. O foco é dirigido para os intensos períodos dos procedimentos de teste. Estes procedimentos são descritos particularmente na norma IEC/EN 61643-21 "Dispositivos de proteção contra surtos de tensão conectados a redes de telecomunicações e sinalização".

Os sistemas de teste desenvolvidos por nós estão equipados com a mais moderna tecnologia de automação, que comanda e monitora todo o procedimento de teste. O sistema de teste documenta e analisa os valores de medição e cria de seguida o respectivo relatório de teste.

Nossa gama de serviços abrange:

  • Teste completo de descargas atmosféricas e dispositivos de proteção contra surtos de tensão segundo as normas IEC/EN 61643-11, EN 50539-11, IEC/EN 61643-21, UL 1449
  • Teste da corrente de pico do raio com forma de impulso (10/350) μs com uma amplitude até 100 kA
  • Testes de picos de corrente com forma de impulso (8/20) μs até uma amplitude de 200 kA
  • Prova de eficácia dos conceitos de proteção contra sobretensão com base na norma IEC/EN 61643-12
  • Testes da resistência do isolamento com uma tensão alternada suportável até 8 kV
  • Testes de corrente de curto-circuito monofásica e trifásica até ...
    ... 50 kA até 500 V/50 Hz
    ... 25 kA até 1000 V/50 Hz

Certificado segundo a norma DIN EN ISO/IEC 17025

Certificação DAkkS  

Certificação DAkkS

O laboratório de teste está certificado segundo a norma DIN EN ISO/IEC 17025. Esta norma descreve os "Requisitos gerais para a competência dos laboratórios de teste e calibração". O órgão alemão de certificação (Deutsche Akkreditierungsstelle) verificou e confirmou a implementação e cumprimento dos requisitos da ISO 17025.

A certificação comprova:

  • A competência profissional e técnica
  • O sistema de gerenciamento eficaz para a garantia de qualidade
  • Independência e imparcialidade relativamente a terceiros

Os relatórios de teste de laboratórios de teste certificados apresentam uma elevada aceitação a nível mundial.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)